A Polícia Civil apreendeu bebidas alcoólicas com suspeita de adulteração em uma padaria no bairro da Cidade Náutica, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A operação foi realizada nessa quinta-feira (2/10) pelo 2º Distrito Policial da cidade, após um homem de 67 anos ter registrado um boletim de ocorrência.
A vítima havia consumido bebidas no local. Ao chegar em casa, começou a passar mal e foi levada ao hospital. Após a denúncia, os agentes apreenderam 12 garrafas suspeitas no estabelecimento.
“Diante dos fatos, o responsável pelo comércio apresentou amostras dos produtos expostos à venda bem como notas fiscais de parte das bebidas. Algumas outras garrafas teriam sido recebidas como brindes, sem comprovação de origem”, informou a polícia.
O material confiscado passará por perícia para comprovação de possível contaminação com metanol ou outras substâncias tóxicas. A investigação prossegue para apurar as circunstâncias do fato.
Apreensões de bebidas em São Paulo
- De acordo com o governo estadual, 15 milhões de selos, rótulos e etiquetas fraudados apreendidos em São Paulo ao longo deste ano.
- Somente nessa quinta-feira (2/10), 1,8 mil lacres falsos foram confiscados na capital paulista.
- A Polícia Civil fechou, também nessa quinta (2/10), um depósito de bebidas em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo. No local, foram apreendidas mais de 20 mil garrafas de marcas variadas, organizadas e higienizadas por funcionários.
- As autoridades também desmantelaram uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas que funcionava em uma residência em Jundiaí, no interior. Em Dobrada, 162 garrafas de uísque e rótulos falsificados foram capturados.
- Já em Barueri, na Grande São Paulo, 128 mil garrafas lacradas foram levadas pela polícia por falta de documentação.
- Também foram apreendidas 17,7 mil garrafas em Americana, no interior, em fábrica clandestina, nessa terça (30/9).
Intoxicação por metanol
Segundo regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o limite permitido de metanol em destilados, em geral, é de 20 miligramas a cada 100 mililitros. Isso equivale, aproximadamente, a algumas gotas. Se consumido em grande quantidade, o composto químico pode causar cegueira e até ser letal.
Até essa quinta-feira (2/10), foram registradas 59 notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos suspeitos: 52, dos quais 11 foram confirmados e 41 estão sendo apurados.
Há seis óbitos associados ao metanol em São Paulo até o momento: um confirmado e cinco em investigação. No país, outras sete mortes seguem em apuração, conforme informou o Ministério da Saúde.