Metanol: sobem para 16 os casos confirmados de intoxicação – 05/10/2025 – Equilíbrio e Saúde

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (5), que o número de casos confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica adulterada subiu para 16. No total, foram 225 registros, sendo que 209 seguem em investigação.

O estado de São Saulo concentra a maioria das notificações: 192, sendo casos 14 confirmados e 178 em investigação.

Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, são 12 estados com casos notificados —Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará— além do Distrito Federal.

Segundo o Ministério da Saúde, os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos sob suspeita descartados.

Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados na capital paulista e 13 em investigação (sete em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba, e um no Ceará).

As informações do boletim foram enviadas pelos estados, com registros de até 16h deste domingo, e consolidados pelo CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional).

Importação de antídotos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, neste domingo, a importação de 2.600 frascos de fomepizol, usado como antídoto contra intoxicação de metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

A medida excepcional foi concedida com base na Resolução de Diretoria Colegiada 203/2017, que estabelece os critérios e procedimentos para importação em caráter de excepcionalidade, de produtos sujeitos à vigilância sanitária que ainda não possuem registro na Anvisa.

O pedido foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e a importação será feita via Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), sendo 2500 frascos adquiridos pela pasta e 100 doados pelo fabricante.

Recomendação

Os órgãos de saúde recomendam evitar o consumo de bebida destilada que não saiba a procedência. O paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Os sintomas de intoxicação de metanol podem estar associados a dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Autoria: FLSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima