Battlefield 6, novo jogo da franquia da EA Games, será lançado em 10 de outubro durante um período conturbado da história recente. O novo título da série estreia em um cenário mundial marcado por pela guerra em Gaza, conflitos entre Ucrânica e Rússia, e também com a violência armada nos Estados Unidos em alta — o que até abriu brechas para relações infundadas com jogos.
A franquia é conhecida por entregar batalhas intensas e realistas em diferentes tipos de cenários, mas como equilibrar entretenimento com a sensibilidade que o tema exige em tempos tão delicados? Essa foi uma das questões que guiaram a produção do novo jogo, de acordo com desenvolvedoras que conversaram com o Voxel.
O novo título traz uma campanha single player robusta, situada em um conflito fictício entre uma OTAN fragmentada e a corporação militar privada Pax Armata. Para a equipe da Motive, o desafio foi criar uma narrativa impactante, mas sem se apoiar em eventos reais recentes.
Em entrevista ao Voxel, Alma Talbot (Diretora de Produção) e Maryse Joseph (Lead Level Designer) compartilharam como foi desenvolver Battlefield 6 em um mundo onde as guerras não são apenas parte da ficção, mas também do noticiário diário. Conforme as desenvolvedoras, o objetivo é manter o equilíbrio entre fantasia e realidade, com o respeito ficando acima de tudo.
A linha tênue entre ficção e realidade
Em tempos de violência armada tão presente no noticiário, a equipe da EA Motive reconheceu a sensibilidade do tema. Mas, para Alma e Maryse, o papel do jogo é oferecer uma experiência de entretenimento que, embora inspirada na realidade, não a reproduza.
“É como qualquer forma de arte”, resume Alma. “Sempre haverá paralelos com o mundo real, mas nossa intenção é criar um espaço para o jogador viver sua fantasia de guerra, não para representar tragédias do presente”.
“Estamos fazendo um produto de entretenimento”, reforçou a diretora de produção. “Queremos que seja realista, mas não estamos tentando simular eventos do mundo real. É um equilíbrio entre entregar fantasia ao jogador e respeitar o fato de que a guerra, na vida real, é devastadora”.
Battlefield 6 se passa em 2027 e apresenta uma guerra entre uma OTAN fragmentada e a corporação militar privada Pax Armata. Com isso, o jogo traz nações como os Estados Unidos e potências da Europa como centro do embate fictício, o que garante um distanciamento da realidade.
Para a Motive, esse pano de fundo é a chave para criar tensão sem se apoiar diretamente em acontecimentos recentes — e, ao mesmo tempo, oferecer o espetáculo de batalhas cinematográficas que os fãs esperam da franquia.
Uma das novidades da campanha, inclusive, está na variedade de locais. Das ruas do Brooklyn até praias em Gibraltar, a ideia foi criar uma jornada global que mesclasse ambientes reconhecíveis e outros mais exóticos.
“Queríamos que o jogador se situasse em lugares icônicos, mas também fosse surpreendido por biomas diferentes. Essa diversidade reforça o conceito de guerra total que define Battlefield”, afirma Alma.
Jogo foi montado com consultoria militar
Segundo as desenvolvedoras, a equipe também trabalhou com consultores militares externos e veteranos da própria indústria para garantir verossimilhança em cenários, armas e operações. O objetivo é entregar uma experiência de guerra fidedigna na parte da ação, mas também mostrando o lado pesado dos conflitos armados.
“Queríamos que tudo parecesse crível, mas sem perder de vista que era um jogo.”
“Queríamos que tudo parecesse crível, mas sem perder de vista que era um jogo. Tivemos apoio interno e externo para manter a experiência fiel ao espírito de Battlefield, sem ultrapassar a linha para o hiper-realismo”, explicou a diretora de produção.
Esse cuidado também ajudou na hora de desenhar o equilíbrio entre missões mais lineares e o caos característico das batalhas da série. “Queríamos guiar o jogador em uma experiência narrativa, mas, ao mesmo tempo, manter a destruição em larga escala. Foi desafiador, mas encontramos soluções para que o jogo seja divertido sem perder identidade”, explica Maryse.
Battlefield 6 tem lançamento marcado para 10 de outubro no PC, PS5 e Xbox Series S e X. E aí, você pretende jogar a campanha single-player do game? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!